O Poeta & A Poesia

O Poeta & A Poesia
Voltarei inevitavelmente à poesia, porém, quando a escrevo tenho de estar motivado para tal e quase sempre é quando estou triste que me chega essa motivação. Porque escrevo com os sentimentos à flor da pele, É quando o meu estado de alma quer ter voz como um desabafo ao vento. ..."porque um poeta é alegria, também tristeza em breve momento" _ Hélder Gonçalves

PERDOAR





     

                                                         PERDOAR
                                                                       Poesia





Grande é a palavra perdoar.
Esquecida - a ofensa vai ficar.
Submissão? talvez  sabedoria.
Na sua prática e não na  teoria
Pela cultura que nos foi dada
Por legado? – formação eu diria!

Grande é a palavra odiar - o oposto!
Uma das faces do mesmo rosto,
na mesma moeda, representadas
Capacidades - de forças alienadas.
Grandezas, negativas se alimentam
No fermento de mentes mal formadas.

Porém, eu aqui me confesso:
Que todos me perdoem, eu vos peço
Ao mal que me fizeram – eu perdoei
Por troca do mal que pratiquei
É justo que assim proceda
Mas, francamente: esquecer não esqueço


Hélder Gonçalves
Junho 2012