O Poeta & A Poesia

O Poeta & A Poesia
Voltarei inevitavelmente à poesia, porém, quando a escrevo tenho de estar motivado para tal e quase sempre é quando estou triste que me chega essa motivação. Porque escrevo com os sentimentos à flor da pele, É quando o meu estado de alma quer ter voz como um desabafo ao vento. ..."porque um poeta é alegria, também tristeza em breve momento" _ Hélder Gonçalves

Defronte do espelho



Defronte do espelho


Coisa esta que me acontece,
olho o espelho, o que vejo:
Sulcos no rosto aspecto sofrido.
Aqui cheguei e o que permanece,
cada marca,  nela, o futuro prevejo,
do  longo caminho já percorrido,
dura  realidade, então, se desvanece

Sonho que - aquilo ali refletido,
continua sendo aquele tal rapaz,
alegre, cantando a sua juventude
Livre ,por nunca ter sido contido
Com archote na mão, pela paz
No mundo em qualquer latitude,
por conturbado tempo ter vivido.

Fugaz momento, aquele deleite
A dura relidade se me apresenta
De novo,os sulcos no meu rosto.
Velhice na sociedade não é aceite
Preconceito - aquilo que representa
ignorancia, ignominia – que desgosto!
Nada que justifique nem que enfeite

Nesta sociedade de competição
bravias lutas, muitos ficam para trás.
A falta de respeito pelos mais velhos-
os ouvidos fecham, não escutam a lição.
Esquecem tudo num frenezim voraz
Isolam, não seguem conselhos
Postura de vida, sem remissão 

Então eu penso: Que, as minhas rugas
no real, então reflectido naquele espelho,
são estradas da vida já tanto percorridas,
em caminhos direitos que não teem fugas,
virtudes acumuladas, sábias, de velho,
pela Universidade da Vida adquiridas-
olho, agora, o mundo, vendo-o das alturas.


Hélder Gonçalves
Julho 2013