O Poeta & A Poesia

O Poeta & A Poesia
Voltarei inevitavelmente à poesia, porém, quando a escrevo tenho de estar motivado para tal e quase sempre é quando estou triste que me chega essa motivação. Porque escrevo com os sentimentos à flor da pele, É quando o meu estado de alma quer ter voz como um desabafo ao vento. ..."porque um poeta é alegria, também tristeza em breve momento" _ Hélder Gonçalves

No Dia do Teu Aniversário



Para ti ,este Poema
Hoje, longe de ti, ergo a minha taça.
Comemoro à distancia, teu aniversário.
Tanta coisa te diria neste momento -
tua alegria e força de viver, te abraça,
nesta data,embora, de modo solitário,
esperas, com alegria, que assim o faça!

Hoje, festejo, uma mulher lutadora.
de  suas raízes, nas lonjuras do tempo
Pelo seu discernimento intelectual
De espaços opressores foi sofredora -
pensamento poético, livre como o vento,
Por amor, seu coração  ficou em Portugal

Hoje, longe de ti, ergo a minha taça.
Comemoro à distancia, teu aniversário.
Desejando-te  o que queiras alcançar:
tens a força indomável da tua raça,
de antanho - o teu desejo libertário
Segues, o que não cansas de procurar !

Hoje, te recomendo:  desfruta a vida,
com o teu sonho e bem determinada -
porque,verdade: só vivemos uma vez;
mais tarde - não vás ficar arrependida,
daquilo que, por inércia, não se fez,
sendo um direito à vida que te foi legada!

Hélder Gonçalves
 e
os amigos
Francisco Cabral
Henrique Padinha
Maria Helena Padinha
Rui Alegrim
Maria Helena Gonçalves
Hélder Gonçalves (filho)
Dª.Olga
DªChiquinha e Marido
Partilham

Dedicado a Ronilda David
No dia do seu aniversário.
29-03-2014